quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A união faz a diferença

 Em relação às discussões e ao desentendimento dos agentes da turma 6A sobre a montagem do jornal e ,das duas turmas (6A e 6B),sobre o teatro,relsolvi postar um texto em meu blog sobre UNIÃO.
 Esse texto é para todos refletirem e perceber que o importante é destacar as qualidades do outro e não apontar seus defeitos.Porque a união faz a diferença! Isso sim é ser sábio...


xD




A união faz a diferença

Houve uma reunião em uma marcenaria, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.


O martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.


A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.


O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o Parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.


A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.


Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.


Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.


Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembléia recomeçou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:


- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos.


- Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. Então a assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.


Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir belos móveis da mais alta qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.


O mesmo ocorre com os seres humanos. Basta observar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrario, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.


É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades...


Isto é para os sábios!!!




(autor desconhecido)




terça-feira, 10 de novembro de 2009

Scanner

Planejamento de aula usando scanner

1.                  

Primeiramente apresentação do scanner para os alunos, logo depois abrir o programa que controla suas funções e mostrar como se s escaneia uma foto, como se muda as cores, a resolução, a posição se ela tiver ficado errado no scanner como corrigir usando o programa.




Objetivo


1.  O objetivo é mostrar como o scanner funciona,e como pode ser utilizado além de scannear fotos e textos e assim deixar mais interessante as aulas e motivadoras para que as crianças não desanimem das aulas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Draw

Nós fizemos uma colagem com revistas e depois scaneamos para o computador.Fizemos uma montagem no Draw com fotos e imagens.Foi bem interessante !

Gimp

Nós trabalhamos as ferramentas do GIMP. Escolhemos uma foto qualquer e editamos e modificamos.T ambém vimos alguns sites que dão efeitos diversos as imagens. Veja um exemplo:







quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MUITO ALÉM DO QUADRO NEGRO

As mudanças nos modos de ensinar e aprender devem ser analisadas a partir de um contexto mais amplo,que envolve novas práticas sociais e culturais.Os alunos mudaram, novos ambientes de aprendizagem surgiram e a construção do conhecimento ocorre de forma muito diversa do passado.


Novas mídias e tecnologias a serviço do ensino

A sociedade do conhecimento dispõe de recursos que vão muito além do giz,das transparências e do livro didático.Muitos não foram criados com finalidade educacional, mas podem ser usados como recursos para a aprendizagem.

Conectando pessoas para a troca de conhecimento

Programas de mensagem instantânea(MSN,Yahoo menseger e Google Talk) possibilitam  que duas ou mais pessoas troquem informações simultaneamente.

Não sabe onde está?Pergunte ao Google

Google, o mais utilizado atualmente,disponibiliza um mundo de informações em questão de segundos.Mas é importante alertar o aluno quanto à escolha de fontes seguras.

Acesso rápido e gratuito a materiais audiovisuais

A exibição de vídeos pode ser  feita com apoio do You Tube.É possível encontrar diversos tipos de vídeos,o que abre possibilidades para abordagens interdisciplinares.

Todos na rede:os sites de relacionamento

O Orkut também pode estar presente no processo de aprendizagem.Nele existe comunidades onde pessoas com interesses afins podem associar-se e discutir sobre temas diversos.

Web segunda geração

O termo Web 2.0 é utilizado para definir um ambiente mais dinâmico.Um exemplo é a enciclopédia virtual Wikipedia,cujas informações são ditadas pelos própios internautas.

Second life:ambiente de aprendizagem virtual

Um programa que simula o mundo real no ambiente virtual, onde o usuário leva uma espécie de segunda vida.Podem ser criadas salas virtuais  onde os personagens se encontram para aprender nesse novo ambiente.

A construção e o compartilhamento do próprio conhecimento

Você criar e postar no seu Blog promovendo o autoconhecimento,ou com temas específicos compartilhando o próprio conhecimento com seus leitores.


Conhecimento na palma da mão

Uma das novas modalidades do ensino à distância,a tecnologia WAP leva conhecimento à tela de celulares.




Quase todos os recursos ainda não estão acessíveis a todo o sistema  de ensino do Brasil, ficando restritos a praticamente às instituições particulares.

A evolução concreta do ensino brasileiro depende da modernização das escolas,da disponibilização de equipamentos e redes para os estudantes, e uma excelente qualificação de professores para gerenciar e avaliar com precisão os processos de formação que envolvem novos ambientes de aprendizagem.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Netiqueta

Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.
Dicas
    • Trata-se de por exemplo quando você for enviar um e-mail para várias pessoas utilize o campo CCO(com cópia oculta) para preservar os seus contatos de “robôs” que capturam e-mail para enviar spams e vírus, e também evita que todos respondam a mensagem para todos sem necessidade.
    • Você deve também respeitar os direitos autorais do material protegido que você pegar na internet.
    • Ao escrever uma mensagem, procure utilizar uma linguagem formal para expressar suas ideias, contudo, isso faz com que o leitor tenha mais prazer em ler sua mensagem.
    • Para enfatizar frases e palavras use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (colocando palavras ou frases entre asteriscos).
    • Use no máximo 70 toques por linha em consideração aos usuários cujos terminais não são capazes de mostrar linhas maiores. Alguns programas de correio apenas aparecem quebrar as linhas, quando na verdade cada parágrafo vira uma linha imensa no terminal dos outros, não podendo ser lido.
    • Separe os parágrafos com linhas em branco.
    • Considere abordar apenas um assunto por mensagem.
    • A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através do que e de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical.
    • Quando for inevitável uma mensagem mais longa avise na linha de assunto.
      Por exemplo: Subject : reunião(msg longa!).
Bibliografia:
http://www.fazfacil.com.br/lazer/etiqueta_internet.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta.html

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Jogos Educativos

Freecell





Como entrar no jogo: Menu Principal --> Jogos --> Freecell

Esse jogo pode ser usado para desenvolver o raciocínio e a paciência.
O objetivo é fazer 4 colunas de Ás á Rei com cartas de mesmo naip.Para isso você deve organizar as cartas de modo que não ficará sem possibilidade de movimento delas.
Se você tiver difilculdade, clique em DICA e leia a forma que o computador encontrou para descomplicar seu jogo.

Jogo para crianças apartir de 12 anos.

x)

GCOMPRIS

Labirinto



O objetivo é encontrar a saída do labirinto.
Você pode escolher quatro tipos de labirinto: labirinto comum,labirinto 3D,labirinto com movimentos relativos e labirinto invisível.

Jogo para crianças a partir de 6 anos.

DIvirta-se ! x)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aprendizagem e desenvolvimento infantil (segundo Piaget)



Jean Piaget


Nasceu em Neuchâtel, Suiça no dia 9 de agosto de 1896 e faleceu em Genebra em 17 de setembro de 1980.  Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Como epistemólogo, investigou o processo de construção do conhecimento, sendo que nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico-matemático.

Os Estágios Cognitivos Segundo Piaget
 
Piaget, quando descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se atribui à esta palavra. Piaget separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras : aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget,  a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos.
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição. Essas 4 fases são :
  • Sensório-motor (0 – 2 anos);
  • Pré-operatório ( 2 – 7,8 anos);
  • Operatório-concreto ( 8 – 11 anos);
  • Operatório-formal (8 – 14 anos);
Sensório-motor
Neste estágio, a partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio . Também é marcado pela construção prática das noções de objeto, espaço, causalidade e tempo ).As noções de espaço e tempo são construídas pela ação, configurando assim, uma inteligência essencialmente prática.
É assim que os esquemas vão "pouco a pouco, diferenciando-se e integrando-se, no mesmo tempo em que o sujeito vai se separando dos objetos podendo, por isso mesmo, interagir com eles de forma mais complexa."Diz-se que o contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
Pré-operatório
É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação e esta substituição é possível, conforme PIAGET, graças à função simbólica. Assim este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.
Contudo,lembra que a atividade sensório-motor não está esquecida ou abandonada, mas refinada e mais sofisticada, pois verifica-se que ocorre uma crescente melhoria na sua aprendizagem, permitindo que a mesma explore melhor o ambiente, fazendo uso de mais e mais sofisticados movimentos e percepções intuitivas.
A criança deste estágio:
  • É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
  • Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
  • Já pode agir por simulação, "como se".
  • Possui percepção global sem discriminar detalhes.
  • Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Exemplos:
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.
Operatório-concreto
Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de não se limitar mais a uma representação imediata, depende do mundo concreto para abstrair.
Um importante conceito desta fase é o desenvolvimento da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representação de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada.
Exemplos:
Despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.
Operatório-formal
É neste momento que as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento. A representação agora permite à criança uma abstração total, não se limitando mais à representação imediata e nem às relações previamente existentes. Agora a criança é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.

Mercado de trabalho




O profissional no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, tanto para as empresas que buscam a melhoria e a qualidade dos seus produtos, para cada vez mais atender a exigência dos seus clientes. Como também o profissional do mercado de trabalho que procura se aperfeiçoar e especializar-se cada vez mais na sua área. O Mercado de Trabalho busca profissionais mais qualificados para garantir uma melhor qualidade de vida no trabalho e satisfazer as necessidades de um mercado cada vez mais exigente! Por tanto as empresas buscam também qualificações de seus colaboradores e treinamentos motivacionais dentro do trabalho. 

Currículum 
Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.

Entrevista de Emprego

As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego


Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!


4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
5. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.
7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.
8. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
9. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
10. E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.
12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sites de Jogos Educativos

Site : iguinho.ig.com.br
 > Nesta site você encontra vários jogos educativos como,por exemplo, um jogo chamado Escola do Iguinho(iguinho.ig.com.br/jogo-escoladoiguinho).Um jogo muito interessante onde aparecem várias perguntas  sobre conhecimentos gerais, o jogador tem quatro opções de resposta.
  Não sabendo a resposta o jogador clica na opção PISTA e assim recebe uma dica para ajudar na sua resposta.

  O jogador testa seus conhecimentos e ao mesmo tempo aprende coisas novas.
  Idade: a partir de 12 anos.




  
 > Outro é o Jogo dos Mapas
(iguinho.ig.com.br/jogo-mapa ).
O objetivo é encaixar em sua posição certa do mapa as figuras que aparecem (estados ou países),quanto mais rápido completar o mapa ,mais pontos você ganha. 

Nesse jogo você conhece os nomes dos estados brasileiros e dos países da América do Sul e sua posição no mapa.
Idade:10-12 anos.







 BOM JOGO!!! X)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Comunicação Interativa e Prestativa: Chat e Fórum !

Olá Pessoa! Tudo beleza? Bem, vou falar um pouco de dois sub-meios(podeŕiamos dizer assim) de comunicações importante sobre a internet: Chat e Forúm.





> "Chat ou Bate Papo"


O Chat nada mais é do que um comunicador instantâneo, onde a pessoa se interage com outras numa sala de bate papo. Temos duas opções de Chat: A Primeira seria um chat em uma página da web. Ex: Bate Papo do site da Uol.

A Segunda seria um programa de mensagens instantâneas instalado em seu computador. Ex: WIndows Live Messenger(o famoso MSN). Tem um site que eu e meu companheiro de curso(Vinícius), criamos uma sala de bate papo para nós " teclarmos ", o site é www.chatzy.com , o único problema é que o site é em inglês, fora isso, ocorre um funcionamento perfeito do site, onde você cria uma sala de bate papo só para aquelas pessoas que você estiver afim de conversar.

> Fórum

O Forúm é de uma maneira geral uma ferramenta muito utilitária nesse mundo da internet, pois nele você cria uma página da web envolvendo sempre debates ou até mesmo soluções para algum tipo de problema, no mundo da tecnologia e do seu próprio dia-dia. Exemplo: Você está com algum problema em seu computador, por exemplo no seu drive de cd, você entra no fórum e discute com a galera do sobre uma possível solução para o problema. O fórum sempre engloba algum tema variado em debater com as pessoas, seria ali um espaço também para você discutir com os outros suas novas idéias, pois você iria gerar diferentes opiniões que no caso iria sim te ajudar.

Eu e o Vinícius testamos um site onde é possível você criar seu fórum de discussão, o endereço é: www.forums-free.com , esse site sim, é em português, e é mais fácil de você acessá-lo, nele você tem a opção de criar seu próprio forúm " gratuito" com um grande espaço para temas variados.

Bom, esperamos que entederam um pouco sobre " Chat e Fórum" e  também que disfrutem da melhor maneira possível dessas ferramentas.
 Adriana e Vinícius.  =)

INTERESSANTE! Carro de corrida movido a chocolate vai correr na fórmula 3

Automobilismo verde
Será que a ideia de uma corrida de automóveis totalmente "verde" e sustentável poderia funcionar na prática? De acordo com o engenheiro Kerry Kirwan, da Universidade de Warwick, na Inglaterra, a resposta é um sonoro Sim!
Kirwan chefiou uma equipe da Universidade de Warwick, na Inglaterra, que construiu um carro de corrida para a categoria Fórmula 3 que é totalmente sustentável.
Combustível de chocolate
O carro foi construído com tecidos de linho, fibras de carbono recicladas e resina reciclada. Uma parte do sistema de direção foi moldada com polpa de cenoura. Ele é alimentado por um biocombustível feito com chocolate e gorduras animais e todos os seus lubrificantes são feitos a partir de óleos vegetais.

Mas este não é um carro apenas ambientalmente correto. Ele é também muito rápido. O Fórmula 3 "verde" atinge uma velocidade máxima de 215 km/h e faz de 0 a 100 em menos de 3 segundos. Um turbo garante mais torque mais veículo.