As mudanças nos modos de ensinar e aprender devem ser analisadas a partir de um contexto mais amplo,que envolve novas práticas sociais e culturais.Os alunos mudaram, novos ambientes de aprendizagem surgiram e a construção do conhecimento ocorre de forma muito diversa do passado.
Novas mídias e tecnologias a serviço do ensino
A sociedade do conhecimento dispõe de recursos que vão muito além do giz,das transparências e do livro didático.Muitos não foram criados com finalidade educacional, mas podem ser usados como recursos para a aprendizagem.
Conectando pessoas para a troca de conhecimento
Programas de mensagem instantânea(MSN,Yahoo menseger e Google Talk) possibilitam que duas ou mais pessoas troquem informações simultaneamente.
Não sabe onde está?Pergunte ao Google
Google, o mais utilizado atualmente,disponibiliza um mundo de informações em questão de segundos.Mas é importante alertar o aluno quanto à escolha de fontes seguras.
Acesso rápido e gratuito a materiais audiovisuais
A exibição de vídeos pode ser feita com apoio do You Tube.É possível encontrar diversos tipos de vídeos,o que abre possibilidades para abordagens interdisciplinares.
Todos na rede:os sites de relacionamento
O Orkut também pode estar presente no processo de aprendizagem.Nele existe comunidades onde pessoas com interesses afins podem associar-se e discutir sobre temas diversos.
Web segunda geração
O termo Web 2.0 é utilizado para definir um ambiente mais dinâmico.Um exemplo é a enciclopédia virtual Wikipedia,cujas informações são ditadas pelos própios internautas.
Second life:ambiente de aprendizagem virtual
Um programa que simula o mundo real no ambiente virtual, onde o usuário leva uma espécie de segunda vida.Podem ser criadas salas virtuais onde os personagens se encontram para aprender nesse novo ambiente.
A construção e o compartilhamento do próprio conhecimento
Você criar e postar no seu Blog promovendo o autoconhecimento,ou com temas específicos compartilhando o próprio conhecimento com seus leitores.
Conhecimento na palma da mão
Uma das novas modalidades do ensino à distância,a tecnologia WAP leva conhecimento à tela de celulares.
Quase todos os recursos ainda não estão acessíveis a todo o sistema de ensino do Brasil, ficando restritos a praticamente às instituições particulares.
A evolução concreta do ensino brasileiro depende da modernização das escolas,da disponibilização de equipamentos e redes para os estudantes, e uma excelente qualificação de professores para gerenciar e avaliar com precisão os processos de formação que envolvem novos ambientes de aprendizagem.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário