quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A união faz a diferença

 Em relação às discussões e ao desentendimento dos agentes da turma 6A sobre a montagem do jornal e ,das duas turmas (6A e 6B),sobre o teatro,relsolvi postar um texto em meu blog sobre UNIÃO.
 Esse texto é para todos refletirem e perceber que o importante é destacar as qualidades do outro e não apontar seus defeitos.Porque a união faz a diferença! Isso sim é ser sábio...


xD




A união faz a diferença

Houve uma reunião em uma marcenaria, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.


O martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.


A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.


O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o Parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.


A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.


Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.


Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.


Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembléia recomeçou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:


- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos.


- Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. Então a assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.


Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir belos móveis da mais alta qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.


O mesmo ocorre com os seres humanos. Basta observar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrario, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.


É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades...


Isto é para os sábios!!!




(autor desconhecido)




terça-feira, 10 de novembro de 2009

Scanner

Planejamento de aula usando scanner

1.                  

Primeiramente apresentação do scanner para os alunos, logo depois abrir o programa que controla suas funções e mostrar como se s escaneia uma foto, como se muda as cores, a resolução, a posição se ela tiver ficado errado no scanner como corrigir usando o programa.




Objetivo


1.  O objetivo é mostrar como o scanner funciona,e como pode ser utilizado além de scannear fotos e textos e assim deixar mais interessante as aulas e motivadoras para que as crianças não desanimem das aulas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Draw

Nós fizemos uma colagem com revistas e depois scaneamos para o computador.Fizemos uma montagem no Draw com fotos e imagens.Foi bem interessante !

Gimp

Nós trabalhamos as ferramentas do GIMP. Escolhemos uma foto qualquer e editamos e modificamos.T ambém vimos alguns sites que dão efeitos diversos as imagens. Veja um exemplo:







quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MUITO ALÉM DO QUADRO NEGRO

As mudanças nos modos de ensinar e aprender devem ser analisadas a partir de um contexto mais amplo,que envolve novas práticas sociais e culturais.Os alunos mudaram, novos ambientes de aprendizagem surgiram e a construção do conhecimento ocorre de forma muito diversa do passado.


Novas mídias e tecnologias a serviço do ensino

A sociedade do conhecimento dispõe de recursos que vão muito além do giz,das transparências e do livro didático.Muitos não foram criados com finalidade educacional, mas podem ser usados como recursos para a aprendizagem.

Conectando pessoas para a troca de conhecimento

Programas de mensagem instantânea(MSN,Yahoo menseger e Google Talk) possibilitam  que duas ou mais pessoas troquem informações simultaneamente.

Não sabe onde está?Pergunte ao Google

Google, o mais utilizado atualmente,disponibiliza um mundo de informações em questão de segundos.Mas é importante alertar o aluno quanto à escolha de fontes seguras.

Acesso rápido e gratuito a materiais audiovisuais

A exibição de vídeos pode ser  feita com apoio do You Tube.É possível encontrar diversos tipos de vídeos,o que abre possibilidades para abordagens interdisciplinares.

Todos na rede:os sites de relacionamento

O Orkut também pode estar presente no processo de aprendizagem.Nele existe comunidades onde pessoas com interesses afins podem associar-se e discutir sobre temas diversos.

Web segunda geração

O termo Web 2.0 é utilizado para definir um ambiente mais dinâmico.Um exemplo é a enciclopédia virtual Wikipedia,cujas informações são ditadas pelos própios internautas.

Second life:ambiente de aprendizagem virtual

Um programa que simula o mundo real no ambiente virtual, onde o usuário leva uma espécie de segunda vida.Podem ser criadas salas virtuais  onde os personagens se encontram para aprender nesse novo ambiente.

A construção e o compartilhamento do próprio conhecimento

Você criar e postar no seu Blog promovendo o autoconhecimento,ou com temas específicos compartilhando o próprio conhecimento com seus leitores.


Conhecimento na palma da mão

Uma das novas modalidades do ensino à distância,a tecnologia WAP leva conhecimento à tela de celulares.




Quase todos os recursos ainda não estão acessíveis a todo o sistema  de ensino do Brasil, ficando restritos a praticamente às instituições particulares.

A evolução concreta do ensino brasileiro depende da modernização das escolas,da disponibilização de equipamentos e redes para os estudantes, e uma excelente qualificação de professores para gerenciar e avaliar com precisão os processos de formação que envolvem novos ambientes de aprendizagem.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Netiqueta

Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.
Dicas
    • Trata-se de por exemplo quando você for enviar um e-mail para várias pessoas utilize o campo CCO(com cópia oculta) para preservar os seus contatos de “robôs” que capturam e-mail para enviar spams e vírus, e também evita que todos respondam a mensagem para todos sem necessidade.
    • Você deve também respeitar os direitos autorais do material protegido que você pegar na internet.
    • Ao escrever uma mensagem, procure utilizar uma linguagem formal para expressar suas ideias, contudo, isso faz com que o leitor tenha mais prazer em ler sua mensagem.
    • Para enfatizar frases e palavras use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (colocando palavras ou frases entre asteriscos).
    • Use no máximo 70 toques por linha em consideração aos usuários cujos terminais não são capazes de mostrar linhas maiores. Alguns programas de correio apenas aparecem quebrar as linhas, quando na verdade cada parágrafo vira uma linha imensa no terminal dos outros, não podendo ser lido.
    • Separe os parágrafos com linhas em branco.
    • Considere abordar apenas um assunto por mensagem.
    • A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através do que e de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical.
    • Quando for inevitável uma mensagem mais longa avise na linha de assunto.
      Por exemplo: Subject : reunião(msg longa!).
Bibliografia:
http://www.fazfacil.com.br/lazer/etiqueta_internet.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta.html